sábado, 23 de junho de 2012

As novas tecnologias e a formação do professor: Por onde começar?



A sociedade na qual estamos inseridos caracteriza-se pelo seu dinamismo e inovação tecnológica. Pensar nesse seu caráter tecnológico nos remete a um novo pensar sobre a educação, refletindo sobre as exigências que as novas tecnologias nos trazem e que para tanto, serão necessárias novas formas de abordagens, ampliando as possibilidades de desenvolvimento de habilidades e competências do educando.


Diante disso, algumas mudanças nas práticas pedagógicas se faz necessárias, afinal é o professor que, no ambiente educacional, vai efetivar a utilização desses aparatos tecnológicos, precisando assim, redimensionar o seu papel, começando da análise de sua prática, e neste caso é imprescindível que esta não possua apenas um caráter transmissor, mas que vá além e seja estimuladora do aprendizado e por conseguinte da curiosidade do aluno.
Nesse sentido, é imprescindível que este educador seja devidamente formado para lidar com essa nova demanda, vislumbrando usufruir de todo potencial que as novas tecnologias oferecem, levando para sala de aula um aprendizado que vá para além do instrumental que visa apenas o aprendizado sobre a utilização dos recursos tecnológicos, contemplando também as novas tecnologias como facilitadoras no processo ensino/aprendizagem, aprendendo através e com ela.

É notório que a relação tecnologia/educador ainda não ficou clara, visto que as reações diante dessa junção são as mais diversas, indo da total rejeição a utilização inadequada do recursos tecnológicos. Cabe então uma reflexão sobre esta relação. Pensar em educação hoje é pensar em novas formas de aprender, novas formas de ensinar, novas ferramentas, novos recursos, e sem duvida alguma as TIC’s estão ligadas a todos esses aspectos. Sendo assim, o educador precisa começar a vislumbrar nas TIC’s mais uma aliada em sala de aula, e isso só não basta. É necessário também buscar formação continuada que contemple esse novo aspecto da educação, visto que, para usufruirmos plenamente o potencial da tecnologia é preciso conhecê-los, entendê-los e sabermos aplicá-los, conscientes de que aprender conceitos não é o suficiente. É preciso aprender os procedimentos e as atitudes a serem tomadas diante desse desafio.

Em todo esse panorama que vai desde a aceitação da tecnologia como uma aliada no processo de ensino/aprendizagem até a busca pela devida formação que vise utilizar em plenitude os potencias da tecnologia em sala de aula, não podemos deixar de destacar que para que se concretize de fato uma ação pedagógica de inclusão tecnológica é preciso mudanças de paradigmas, principalmente no entendimento sobre o papel do aluno nesse processo de aprendizagem, pois este deve ser ativo na construção de seu conhecimento, bem como o professor deve ser um provocador dessa construção. As novas tecnologias trazem consigo essa enorme contribuição para o processo educacional, pois sua acessibilidade e rapidez confere ao aluno o poder de manipular informações autonomamente, e permite ao professor mediar essa manipulação de informações, podendo acrescentar e enriquecer a gama de conteúdos, competências e habilidades a serem trabalhadas com esse educando.

Entretanto, é importante salientar que toda atividade deve ser devidamente planejada, vislumbrando um aprendizado mais profundo e consistente, pois atraves do planejamento identificamos os aspectos a serem trabalhados e desta forma, o priorizamos na execução das atividades. No mais, educação é isso: eterna pesquisa e apropriação de ideias, por isso, é fundamental a formação continuada seja qual for o tempo, o tema e a necessidade.

Um comentário:

  1. Sands Casino New Jersey | Meetings and Events
    View the Sands casino in New 제왕 카지노 Jersey, home to the legendary Casino at Sands, a luxury 인카지노 resort, casino and hotel. Event septcasino schedules, upcoming concerts,

    ResponderExcluir