Plano de Aula :Jogos educativos
Público: 10 anos 5º ano
Aluna: Débora Gomes
Jogo: A Travessia das Cabras / Goat Crossing
Competência:
- · Desenvolver o raciocínio logico, estimulando o pensamento independente, ampliando a capacidade de resolução de problemas;
- · Explorar o jogo, analisando seus processos de solução, registrando e discutindo possíveis caminhos que poderão ser seguidos.
Conteúdo:
Matemática - Raciocínio
Lógico.
Língua Portuguesa –
Produção Textual
Sequencia didática:
Apresentar aos
educandos o jogo e sua proposta, combinando que durante a execução deste serão
dadas algumas coordenadas com intuito de compor estratégias para a sua solução,
promovendo também um debate sobre estas.
O objetivo do jogo é conduzir
todos os personagens para a outra margem do rio. Sabendo que a balsa só pode
conduzir dois personagens, humano/animais, ao mesmo tempo, além do fato
que somente as cabras
adultas e o pastor podem conduzir a balsa.
No entanto, a cabra negra não pode ficar sozinha com os filhotes de
cabra de cor branca e a menos que a cabra branca esteja presente e vice e versa, além
disso, o lobo não pode ficar sozinho com nenhum dos animais, a menos que o pastor
esteja presente.
Intervenção 1:
O objetivo do jogo é
atravessar todos os personagens para a outra margem do rio, no entanto nesse
primeiro momento deve-se solicitar a travessia apenas de um dos grupos de
cabras. Acompanhando a maneira com que
as crianças jogam, observando de que forma se relacionam com as regras
estabelecidas para tanto.
Intervenção 2:
Após a realização da
travessia do primeiro grupo de cabras, trabalhar os seguintes pontos com os
alunos:
·
Quais
as dificuldades encontradas para realização da tarefa proposta?
·
Ler
as regras novamente, solicitando que executem com sucesso cada uma delas
sucessivamente, reiniciando o jogo sempre após a execução destas.
Intervenção 3:
Promover a execução do
jogo na busca de sua solução completa, deixando os educandos livres para
observação das regras para que caminhem autonomamente para o objetivo final, acompanhando
apenas as estratégias criadas para tanto.
Intervenção 4:
Propor a elaboração
de um texto descrevendo as estratégias que utilizaram para resolver a
problemática proposta pelo jogo e se alcançaram a solução deste.
Avaliação:
Construção do texto descrevendo
as estratégias que utilizaram para resolver a problemática proposta pelo jogo
Nenhum comentário:
Postar um comentário