sábado, 23 de junho de 2012

Sugestão para Utilização de Software educativo em Sala de Aula: Jogo a Travessia das Cabras



Plano de Aula :Jogos educativos
Público: 10 anos 5º ano
Aluna: Débora Gomes
Jogo: A Travessia das Cabras / Goat Crossing

Competência:

  • ·    Desenvolver o raciocínio logico, estimulando o pensamento independente, ampliando a capacidade de resolução de problemas;
  • ·      Explorar o jogo, analisando seus processos de solução, registrando e discutindo possíveis caminhos que poderão ser seguidos.

Conteúdo:
Matemática - Raciocínio Lógico.
Língua Portuguesa – Produção Textual

Sequencia didática:
Apresentar aos educandos o jogo e sua proposta, combinando que durante a execução deste serão dadas algumas coordenadas com intuito de compor estratégias para a sua solução, promovendo também um debate sobre estas.
O objetivo do jogo é conduzir todos os personagens para a outra margem do rio. Sabendo que a balsa só pode conduzir dois personagens, humano/animais, ao mesmo tempo, além do fato que somente as cabras adultas e o pastor podem conduzir a balsa.  No entanto, a cabra negra não pode ficar sozinha com os filhotes de cabra de cor branca e a menos que a cabra branca esteja presente e vice e versa, além disso, o lobo não pode ficar sozinho com nenhum dos animais, a menos que o pastor esteja presente.

Intervenção 1:
O objetivo do jogo é atravessar todos os personagens para a outra margem do rio, no entanto nesse primeiro momento deve-se solicitar a travessia apenas de um dos grupos de cabras.  Acompanhando a maneira com que as crianças jogam, observando de que forma se relacionam com as regras estabelecidas para tanto.

Intervenção 2:
Após a realização da travessia do primeiro grupo de cabras, trabalhar os seguintes pontos com os alunos:
·         Quais as dificuldades encontradas para realização da tarefa proposta?
·         Ler as regras novamente, solicitando que executem com sucesso cada uma delas sucessivamente, reiniciando o jogo sempre após a execução destas.

Intervenção 3:
Promover a execução do jogo na busca de sua solução completa, deixando os educandos livres para observação das regras para que caminhem autonomamente para o objetivo final, acompanhando apenas as estratégias criadas para tanto.

Intervenção 4:
Propor a elaboração de um texto descrevendo as estratégias que utilizaram para resolver a problemática proposta pelo jogo e se alcançaram a solução deste.

Avaliação:
Construção do texto descrevendo as estratégias que utilizaram para resolver a problemática proposta pelo jogo


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